sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

DIÁRIO DA PERIFERIA

DIÁRIO DA PERIFERIA
Discurso 1


Estas imagens são de luanda falo comcretamente da Cuca, 
estrada do São Paulo, hoji-ya-henda, kicolo.


Muito bom dia caros leitores, queridos visitantes amigos e amigas, obrigado pela santa paciência da opurtunidade de lerem estas pequenas palavras que revelam uma grande realidade ignorada pelas infinita quantidade pessoas. 






























































Escrevo por muitos que não conseguem escrever e falo por muitos que já nem conseguem falar devido  pressão do dia-a-dia e do cansaço extremo de uma vida de escravos, acorrentados a esta mizéria incalculável. Sobrevientes dos bairros de lata, bairros de luanda, falo destas pessoas que todos os dias enchem a cidade capital deste grande pais Angola.

Estas imagens ajudarão a compreender o que vos quero transmitir, esta realidade que vos falo faz parte da minha vida, eu, sinceramente, tenho transporte mas quando não, sou uma desta pessoas que precorrem grandes distâncias a pé a procura de transportes todos os dias para chegar ao serviço e contribuir para este pais e para o sustento diário dos nossos estomagos repletos de fome.





















Vamos agora focar alguns pontos como causas e consêquencias: 

Porque quantidade de pessoas?
Estas pessoas acumulam-se nas paragens a espera de tranporte para seus locais de destino, mas devido a ausência de transporte, camiam centenas de metros ou mais até ao ponto onde haja transporte. Geralmente nós andamos da rotunda da Cuca até ao Colégio Sital de Base que calculadamente quase um kilómetro (talvez).

Mas porquê a ausência de transportes?
Devido a má qualidade da estrada que liga a periféria e o centro da cidade de Luanda. Esta via já sofreu várias reparações chamadas de tapa buracos mas nem com isto conseguio-se resolver os problemas.

























Porque?
Porque as entidades competentes acredito que simplesmente banalisam e aliás não conhecem a realidade em que vivemos, não existe força fiscal para o controlo da qualidade das obras, o nosso país sofre de uma grande epidemia da comissão, e isto é uma das caucas, e porque começou-se uma obra de restauração que já leva mais de um ano e infelismente nada se faz.

Consequências 
Estas pessoas sofrem bastante ao ter que viver com esta realidade todos os dias
As pessoas chegas ao serviços sujas, cansadas, extressadas e aborrecidas
Fraco desempenhos no local de serviço
 Geralmente muitos trabalham para empresas privadas e trabalham por cima da falta
Retarda o desenvolvimento da empresa da própria vida profissional e económica de todo país.
Faltas saõ descontadas muito dinheiro e não activa espírito de trabalho
Dificulta a comunicação com outros colegas e com o patrão
Salário baixo gera mais conflitos até no lar pro falta de condições
Recentemente falei com uma cunhado médico e disse-me que actualmente já há muito enchente de pacientes para consulta de hipertenção, acho que as pessoas extressam-se bastante preocupados em como sobreviverem, como as pessoas.

Eu espero que este texto possa realmente comover-te, envie esta mensagem, faz parte de todos nós, a maioria da população deste país é periférica. Nesta realidade estão milhares de angolanos, lembre-se que somos nós que viemos para os grandes pontos das cidades para trabalhar e vindo de vários pontos como Viana, Zango, Cacuaco, Bairro Uíge, Fubu, Petrangol, Balumuka, Kicolo, Nguanhá, Cuca, Rangel, Sambila, Cazenga no geral. Há muita gente a sair dos becos do benfica, Samba 2, etc, etc.

O pessoal que vive no centro da capital nunca vai compreender esta realidade é impossivel defender o povo quando não se compreende a realidade deste povo. Se o caro leitor nunca foi a América, nunca poderá falar das ruas de New York, é simplesmente absurdo e ignorante.

Esta é a minha opinião e de muitos que vivem a mesma realida eu represento o meu povo, e tudo que escrevi é mera realidade e a realidade é dura, é como a luz, e enquanto eu estiver aqui vou postar senas dos bairros de lata de Luanda para o mundo

Muita paz
Não esqueça de comenta se faz favor.


Sem comentários:

Enviar um comentário